Siga-nos!

Destaque

Seis pontos da guerra entre a Rússia e Ucrânia que podem ser temas de vestibulares e ENEM

Ataque russo acende alerta para vestibulandos se atualizarem sobre o contexto histórico e geográfico do conflito

Publicado

em

Seis pontos da guerra entre a Rússia e Ucrânia que podem ser temas de vestibulares e ENEM

Desde o dia 24 de fevereiro o mundo tem acompanhado os ataques militares da Rússia à Ucrânia, uma guerra que ameaça a economia e, sobretudo, alerta para uma possível Terceira Guerra Mundial. O fato é que os conflitos territoriais e ideológicos antes vistos nos livros e disciplinas de história e geografia passaram a ser uma realidade do presente. Portanto, para quem está de olho nos vestibulares e no próximo ENEM, esse já é o momento de entender o contexto histórico e geográfico do que vem assolando o território ucraniano como forma de se preparar para as atualidades que podem ser cobradas nas provas.

“Isso porque, se o conflito em si não for o ponto central das perguntas atribuídas à Ciências Humanas, possivelmente será exigido o conhecimento histórico da guerra”, ressalta Stefanie Pereira, professora de geografia do Colégio Augusto Laranja, Zona Sul de São Paulo. Ela ainda destacou seis questões ligadas ao contexto dos acontecimentos que precisam ser conhecidas pelos vestibulandos. Confira abaixo:

Saiba quem é a Otan e como ela tem se comportado nos últimos anos

De acordo com Stefanie, há uma série de questões a se considerar tanto em relação aos ataques, quanto sobre a crescente presença da Otan nos países do leste europeu.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Otan (Aliança militar do Atlântico Norte) foi formada por Estados Unidos e alguns países da Europa Ocidental no contexto da Guerra Fria. A intenção era a mútua proteção dos países em questão frente a uma possível ofensiva da União Soviética. Ocorre que, mesmo com o fim da Guerra Fria, a aliança continuou crescendo – deixando clara a intenção dos Estados Unidos e dos demais membros em continuar mantendo um escudo contra a potência nuclear russa. Esse é um dos principais argumentos de Vladmir Putin para avançar militarmente sobre a Ucrânia: a ameaça da proximidade do poderio militar do ocidente sobre seu território.

“É importante que o estudante entenda o contexto que gerou a formação dessa aliança e os rumos que ela tomou desde o fim da Guerra Fria”, pontua.

A Guerra Fria e a crise dos mísseis

Outro destaque interessante é a própria Guerra Fria e, em especial, o episódio da crise dos mísseis.

Até hoje os Estados Unidos e a Rússia (herdeira da União Soviética) são as maiores potências nucleares do mundo, fato que explica a permanente tensão entre ambos. A chamada ‘corrida armamentista’ teve seu ápice em 1962 com a manobra soviética de destinar mísseis nucleares à Cuba, voltados para seu inimigo Estados Unidos. Alguns especialistas, inclusive, usam esse episódio para tentar aproximar a decisão russa de invadir a Ucrânia com as ameaças dos Estados Unidos contra Cuba e a União Soviética em 1962.

O fornecimento de gás e petróleo russo para a Europa

A mútua dependência entre a Rússia e países da Europa Ocidental é uma das mais importantes marcas desse conflito.

Sendo assim, para a professora, o estudante deve aprofundar seus conhecimentos sobre a dependência econômica da Rússia frente ao fornecimento desses produtos para a Europa, assim como da dependência da Europa quanto ao gás e o petróleo fornecidos pelo agora rival.

“Uma curiosidade para despertar é sobre a recente aproximação entre Rússia e Alemanha por conta da construção do gasoduto Nord Stream 2 e o incômodo estadunidense frente a essa aproximação”, ressalta.

O funcionamento e os limites das instâncias da ONU

Outro ponto importante de destaque para o vestibulando é a análise do funcionamento da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como do seu Conselho de Segurança. O poder de veto russo frente a decisões mais enfáticas por parte do órgão tem chamado a atenção e se liga à origem e à formação das Nações Unidas.

Movimentos nacionalistas ucranianos

Desde o recente tensionamento das relações entre Rússia e Ucrânia, o episódio das manifestações populares na Ucrânia entre 2013 e 2014 tem voltado às discussões, uma vez que as motivações para os levantes de anos se assemelham às condições do momento. Considerando-se que em 2014 foi deposto um presidente pró-Rússia e as manifestações na capital Kiev revelaram o desejo popular pelo ingresso na União Europeia, temos ainda os mesmos personagens.

Diante disso, o estudante deve ter clareza sobre os resultados das movimentações em 2014, em especial da tomada russa da península da Criméia sob alegação de que a sua população é majoritariamente russa. Há ainda uma questão polêmica, que diz respeito à história da luta ucraniana pela independência da União Soviética. Durante a Segunda Guerra mundial parte do movimento nacionalista ucraniano apoiou as tropas nazistas com a esperança de conquistar a independência com relação a União Soviética. Putin acusa os movimentos populares anti-Rússia de nazismo como referência a esse episódio.

Na visão da professora, “é interessante que o estudante observe que ambos os lados se acusam de nazismo e que compreenda a raiz histórica dessa alegação.”

Características geográficas ucranianas

Por fim, as questões de geografia podem destacar uma característica importante da Ucrânia: seu solo. Stefanie ressalta que o solo da Ucrânia é muito rico em matéria orgânica, o que permite ampla exploração agrícola, importante para russos e europeus. Então, o que também não pode ficar de fora da jornada do conhecimento é o tchernozion (chernossolo), que demanda saber mais sobre as diferenças e tipos de solo.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Desafio de Bolsas de Estudo da USF

São bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da FACERES vão até 26/4

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde. Reconhecido pelo MEC, o curso de medicina da instituição obteve a nota máxima (5) no recredenciamento e nota 4 no conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Destaca-se ainda que a graduação é reconhecida pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos Regionais de Medicina). Além disso, é filiada à AMEE (Associação para a Educação Médica na Europa), à WFME (Federação Mundial de Educação Médica) e credenciada pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons) no programa ATLS (Advanced Trauma Life Support). A FACERES também participa do Programa Erasmus+, uma rede de intercâmbios com universidades europeias, e da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
Como um marco importante, a FACERES é a primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta do Brasil.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as capacitações exclusivas oferecidas, destacam-se:

  • Formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
  • Certificação “LS” (Life Support) pela A.H.A. (American Heart Association – Associação Americana de Cardiologia), que inclui BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria).

A infraestrutura institucional da faculdade conta com:

  • Um dos maiores centros de Simulação Realística (adulto, pediátrico e obstétrico) do país;
  • Uma biblioteca física com mais de 20 mil livros e uma biblioteca online com mais de 7 mil e-books atualizados de medicina;
  • 25 laboratórios equipados com alta tecnologia;
  • Rede de estágio com Unidades Básicas de Saúde disponíveis em 3 cidades da região para inserção precoce no sistema de saúde;
  • 04 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência;
  • Centro de Medicina de Família e Comunidade integrado à rede pública de saúde;
  • 07 hospitais de diferentes complexidades;
  • Mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

DIFERENCIAIS PEDAGÓCICOS

Os diferenciais pedagógicos da FACERES incluem:

  • Projeto pedagógico moderno e inovador, em conformidade com as melhores escolas médicas do mundo;
  • Corpo docente altamente qualificado;
  • Inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso;
  • Uso de várias metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem, como mesas anatômicas digitais, realidade virtual, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, entre outros;
  • Mais de 100 eventos científicos anuais para atualização de médicos e alunos;
  • Programa de Iniciação Científica e Pesquisa.
  • Com alta taxa de aprovação em residência, a FACERES oferece uma estrutura inovadora que contribui para o sucesso na formação médica, fazendo a diferença no mercado de trabalho. A missão da Faculdade de Medicina FACERES é formar profissionais aptos a atuar de forma ética, humanística, técnica e sustentável, enfrentando os desafios atuais e futuros do sistema de saúde e da sociedade.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

São José do Rio Preto está entre as três melhores cidades para se viver no Brasil, segundo dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela Macroplan, proporciona um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Além disso, a cidade é considerada um polo nacional de saúde, com oito hospitais gerais, aproximadamente 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas entre as redes pública e privada de saúde, e oferece acesso fácil a aeroportos e rodovias.

Vestibular de Medicina Faceres

Inscrições até 26 de abril de 2024

Data da prova: 05 de maio de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG)

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Publicado

em

por

Enem 2024

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo