Siga-nos!

Destaque

4 dicas para deixar o estudo para o Enem mais eficiente

O Orientador Educacional do Colégio Augusto Laranja, Marcos Lanner de Moura, separou dicas que podem trazer mais eficiência para o Enem.

Publicado

em

Professor de Química dá dicas importantes para a prova do Enem

Em geral, dezembro e janeiro são símbolos de férias e descanso para os estudantes. Entretanto, com o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo Ministério da Educação (MEC), em função da pandemia da Covid-19 (e também dos principais vestibulares do País), o mês ganhou outra característica em 2020 para quem pretende alcançar um bom desempenho na prova: mais tempo para se preparar.

O que parece uma vantagem a princípio pode se tornar um pesadelo se não for bem planejado. Isso porque, com as festas de fim de ano se aproximando e o cansaço acumulado do ano letivo a armadilha da dispersão está montada! Para evitar a distração e aproveitar esta reta final com concentração e foco, o Orientador Educacional do Colégio Augusto Laranja, Marcos Lanner de Moura, separou quatro passos que podem trazer mais eficiência para o cronograma:

1. Invista em um autodiagnóstico de conhecimento

Apesar do adiamento representar um benefício em termos de tempo, ele é curto e precisa ser orientado para aquilo que ainda precisa de um reforço final. Esse tempo até a prova pode ser usado tanto para revisão como também para assentar conceitos importantes, além da prática e treino na resolução de questões.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Se há dúvidas por onde começar, a primeira dica é investir em fazer um diagnóstico do seu conhecimento. “A melhor ferramenta neste momento são os simulados das provas em questão – seja o ENEM ou os vestibulares desejados. E, como desafio, vale também usar um cronômetro para responder as questões nas mesmas condições oficiais para criar um ambiente bem próximo ao que será o real”, detalha o profissional.

Desta forma, será possível levantar uma série de percepções em relação aos seus pontos fortes e fracos, tanto em relação às áreas do conhecimento, quanto, por exemplo, em perceber se a interpretação de texto dos enunciados também é algo que dificulta o bom desempenho. “Esta etapa é como uma bússola que vai direcionar o que o estudante deve incluir na sua rotina de reforço”, completa ele.

A partir do que for possível identificar no diagnóstico realizado, Lanner orienta: “Procure tirar melhor proveito daqueles assuntos que você tem algum domínio revendo essa matéria, ao invés de buscar aprender assuntos totalmente novos.”

2. Organização do tempo

Após o diagnóstico é hora de aproveitar e fazer jus ao tempo disponível. Portanto, para que este período de estudo seja de fato eficaz é preciso saber se organizar.

Há diversas formas de fazer isso e uma delas é estabelecer períodos para as atividades e níveis de prioridade. Pergunte-se: quantos dias até a prova eu vou me dedicar aos estudos? Por quantas horas e a partir de qual horário? Quais são os intervalos que precisarei fazer? E é muito importante ser verdadeiro consigo mesmo!

O fato é que ninguém consegue atingir 100% de concentração em tempo integral ou por períodos prolongados no dia. O descanso é fundamental, assim como a alimentação, as atividades físicas e até mesmo a interação social – ainda que de forma remota.

Por isso, Lanner salienta: “Busque organizar suas sessões de estudos naqueles períodos em que rende melhor, dando preferência para quando estiver descansado mentalmente. Por exemplo, estudar de manhã, após uma boa noite de sono, será mais produtivo que à noite, depois de um dia cheio. Seja honesto com sigo ao estabelecer sua proposta de estudo, planejar sessões muito longas ou uma carga de estudos muito maior do que a que está habituado pode não só ser improdutivo como gerar frustração ou mesmo um bloqueio.” Além disso, o orientador ressalta que é essencial que as sessões de estudos estejam intercaladas por intervalos para descanso.

Outras duas regras de ouro: deixe esse planejamento à vista e de forma bastante visual,e atente-se ao uso de técnicas como a pomodoro (que busca intercalar sessões de concentração com pequenas pausas para descompressão, condicionando um ritmo de trabalho para o corpo)para se disciplinar.

3. Distribuição de tarefas e matérias

Agora, é só cruzar a lista de pontos de melhoria com o tempo disponível para o estudo. Elenque todos os tópicos levantados no primeiro passo da maior dificuldade para a de menor necessidade nesse momento. Entenda quanto tempo cada um desses passos deve levar. E inclua nos períodos destinados à prática diária ou semanal.

Para isso, o Orientador Educacional tem um aviso muito importante. “Tempo é um recurso finito. Ou seja, se o aluno diagnosticou que está muito distante de conseguir a excelência em geografia, e que precisa de pouco esforço para alcançá-la em interpretação de texto e matemática, invista em reforçar esses dois para garantir mais pontos no total da prova.”

4. Atenção a redação

A redação é uma parte da prova que tende a gerar insegurança em grande parte dos jovens. Afinal, a dissertação tem um valor muito significativo no processo de avaliação do exame. Treinar a habilidade da escrita nunca é demais.

Segundo a sugestão do Marcos Lanner, é interessante direcionar parte desse tempo de estudos da reta final para se dedicar à prática: seja a produção efetiva de textos a partir de uma meta (como elaborar três redações por semana); ao melhor entendimento da estrutura do texto; ou ainda, buscar conhecimento contemporâneo para aprimorar o repertório para os temas que podem ser exigidos.

“Escrever bem não se trata apenas de gramática, mas também de leitura, raciocínio lógico e bagagem de mundo. Acompanhar periódicos, entender o encadeamento de ideias e estar bem informado conta muito no momento de produzir o texto autoral”, finaliza Marcos Lanner de Moura.

RECOMENDAMOS

Destaque

Design na PUC-SP: formação interdisciplinar e foco em Design de Interação

Curso prepara alunos para atuar com tecnologias como realidade virtual, mobile, jogos digitais, usabilidade e computação gráfica, e está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025

Publicado

em

por

design puc-sp

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está com inscrições abertas para o curso de graduação em Design, que se destaca por sua proposta inovadora, interdisciplinar e alinhada às demandas do mercado digital contemporâneo. Com ênfase exclusiva em Design de Interação, o curso oferece uma formação única no cenário nacional e está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 da PUC-SP.

“Estudar Design na PUC-SP significa ter acesso a uma formação interdisciplinar, humanista e inovadora, voltada para os desafios contemporâneos das tecnologias digitais e da interação humano-computador. O curso foi concebido para atender às demandas atuais do mercado, com ênfase em Design de Interação, um campo em expansão”, explica Coordenador do Curso de Design, professor Thiago Mittermayer. “A PUC-SP é reconhecida por sua excelência acadêmica, tradição e compromisso com a transformação social, proporcionando uma formação crítica, criativa e técnica. ”

Diferenciais: teoria, prática e mercado

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Um dos grandes diferenciais do curso é sua metodologia baseada em projetos, que integram teoria e prática desde o início da graduação. Estruturado em quatro eixos temáticos — Criação, Visual, Programação e Design Research — o curso prepara os alunos para atuar com tecnologias digitais emergentes, como realidade virtual, mobile, jogos digitais, usabilidade e computação gráfica.

“É raro encontrar um curso com foco exclusivo em Design de Interação no Brasil. Essa especialização, aliada à nossa abordagem interdisciplinar e à forte articulação com o mercado, faz com que nossos estudantes estejam preparados para enfrentar problemas reais com responsabilidade social e pensamento crítico”, destaca o Coordenador.

Alta empregabilidade e infraestrutura moderna

O curso de Design da PUC-SP apresenta alta taxa de empregabilidade, com destaque para áreas como User Experience (UX) e User Interface (UI). Os egressos têm se inserido com sucesso em empresas de tecnologia, agências digitais e startups, graças à sólida formação prática e ao domínio das ferramentas e metodologias mais atuais do setor.

Durante a graduação, os alunos têm à disposição uma ampla gama de experiências além da sala de aula. “Eles podem participar de iniciação científica, estágios remunerados, projetos de extensão voltados à inclusão social, além de oficinas, eventos, exposições e visitas técnicas”, afirma  Mittermayer. Essa vivência ampla contribui para a formação de profissionais completos, conscientes do seu papel social.

O curso é oferecido no campus Consolação, um dos mais tradicionais da universidade, com acesso aos laboratórios da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. “Destaco os laboratórios de informática e o de prototipagem, onde os alunos desenvolvem seus projetos em ambientes que simulam os estúdios e espaços de criação encontrados no mercado profissional”, explica o docente. A infraestrutura ainda conta com biblioteca e espaços de convivência, que estimulam a troca de ideias e a criatividade.

Tendências e futuro do Design

Entre os principais campos de atuação para os futuros designers, o curso aponta áreas em franca expansão, como projetos de realidade virtual, desenvolvimento de aplicativos, game design, narrativas interativas, animação e audiovisual. “Nosso objetivo é preparar profissionais para os desafios do presente e do futuro, capazes de transformar experiências digitais em soluções criativas, funcionais e socialmente relevantes”, conclui Mittermayer.

Vestibular PUC-SP Inverno 2025

Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.

– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h

– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp:  11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br

 

Continue lendo

Destaque

Enem 2025 tem 5,5 milhões de candidatos inscritos

Esse número ainda pode sofrer alterações, pois depende da confirmação do pagamento da taxa por parte dos candidatos não isentos, até o dia 27 de junho.

Publicado

em

por

A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com cerca de 5,5 milhões de inscritos em todo o país, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. “Mais um recorde! Um crescimento superior a 30% em relação a 2022”, destacou o ministro em publicação nas redes sociais.

As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (13) e o balanço foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela organização de todas as etapas do exame.

Esse número ainda pode sofrer alterações, pois depende da confirmação do pagamento da taxa por parte dos candidatos não isentos, até o dia 27 de junho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Panorama de inscrições

O total de inscritos em 2025 supera o registrado em 2024, que teve 4.325.960 candidatos. Também representa o maior número desde 2020, quando o Enem contou com 5.783.357 participantes, somando as edições impressa e digital.

Após o impacto da pandemia de covid-19, houve uma queda nas inscrições. Em 2021, o exame registrou 4,004 milhões de inscritos, e em 2022, esse número caiu para 3,39 milhões.

A procura voltou a crescer em 2023, com 3.933.970 inscrições. Segundo o Inep, o recorde histórico de inscrições foi registrado em 2014, com 9.490.952 inscritos, dos quais 8.722.290 confirmaram participação.

Nas redes sociais, o ministro Camilo Santana também destacou que o prazo para pagamento da taxa foi estendido. “Tudo isso para garantir que mais jovens tenham a chance de participar dessa avaliação, que abre caminhos e transforma realidades”, escreveu.

Após a confirmação da inscrição, os boletos para pagamento foram disponibilizados na Página do Participante, plataforma oficial do exame. O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser quitado por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. No caso do Pix, basta utilizar o QR Code presente no boleto.

Isenção da taxa

Não precisam pagar a taxa os seguintes grupos:

  • Alunos da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025;

  • Participantes do programa federal Pé-de-Meia;

  • Candidatos que tiveram a solicitação de isenção aprovada pelo Inep.

Datas das provas

As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro e serão realizadas em todos os estados brasileiros. No entanto, nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, os exames ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá durante o período regular do Enem.

A divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 16 de janeiro de 2026.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

ENIAC abre processo seletivo de transferência para o curso de Medicina

Se você deseja transferir seu curso para o ENIAC, inscreva-se agora para realizar a transferência e aproveitar todos os benefícios oferecidos pela instituição

Publicado

em

por

O Centro Universitário de Excelência ENIAC anuncia a abertura do processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.

O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Formas de ingresso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:

  • Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
  • Desempenho acadêmico do candidato.

Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.

Inscrições

Os interessados devem:

  1. Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
  2. Anexar a documentação exigida:
    • Histórico escolar atualizado;
    • Programas das disciplinas cursadas;
  3. Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.

Prazos e vigência

O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina

RECOMENDAMOS

Continue lendo