Engenharia Metalúrgica

Os diferentes processos pelos quais se obtém metais a partir de minérios, sejam eles químicos ou físicos, são o objeto de estudo da Engenharia Metalúrgica. Tais estudos são importantes na medida em que buscam formas alternativas mais baratas para a obtenção de matérias-primas para a indústria.

Engenharia Metalúrgica

Sobre a profissão

Elaborar, executar e dirigir projetos de produção e de tratamento de metais ferrosos e não- ferrosos são as funções básicas do Engenheiro Metalúrgico. Ele estuda as propriedades, as características e os usos de ligas metálicas. Pesquisa e desenvolve tecnologias de transformação. Orienta e acompanha os processos de produção dos metais e sua aplicação na indústria, controlando a qualidade do produto final. Atua, ainda, na construção, na montagem e na operação de instalações metalúrgicas. São trabalhadas no curso:

– Metalurgia Física (estrutura dos materiais, corrosão, tratamentos e propriedades)

– Metalurgia Extrativa (extração e refino)

– Metalurgia de Transformação (laminação, soldagem, fundição, metalurgia do pó)

Raciocínio abstrato, aptidão numérica, interesse por atividades científicas, precisão e meticulosidade são requisitos da profissão.

Campos de atuação

Setores Industriais de Siderurgia (metalurgia de ferro e aço), Setores de alumínio, cobre, chumbo, titânio e outros materiais.

Especializações

Produção e Tratamento de Metais.

Bolsa de Estudos

Clique aqui e confira no site do Quero Bolsa faculdades de todo o Brasil que oferecem este curso com Bolsa de Estudos.

Indicações

Recomendamos:

Leave a Reply