Simulado Online de Física – Vestibular Unifesp 2003 – 25

Faça as cinco novas questões de Física retiradas do vestibular/2003 da UNIFESP.

1- (UNIFESP/2003) – Uma estudante observou que, ao colocar sobre uma mesa horizontal três pêndulos eletrostáticos idênticos, eqüidistantes entre si, como se cada um ocupasse o vértice de um triângulo eqüilátero, as esferas dos pêndulos se atraíram mutuamente. Sendo as três esferas metálicas, a estudante poderia concluiu corretamente que

1. as três esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal.
  2. duas esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal e uma com carga de sinal oposto.
  3. duas esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal e uma neutra.
  4. duas esferas estavam eletrizadas com cargas de sinais opostos e uma neutra.
  5. uma esfera estava eletrizada e duas neutras.

2- (UNIFESP/2003) – Uma ambulância desloca-se a 108 km/h num trecho plano de uma rodovia quando um carro, a 72 km/h, no mesmo sentido da ambulância, entra na sua frente a 100 m de distância, mantendo sua velocidade constante. A mínima aceleração, em m/s2, que a ambulância deve imprimir para não se chocar com o carro é, em módulo, pouco maior que

1. 0,5
  2. 1
  3. 2,5
  4. 4,5
  5. 6

3- (UNIFESP/2003) – Uma técnica de laboratório colocou uma xícara com chá sobre uma balança eletrônica e leu a massa indicada. Em seguida, inseriu parcialmente uma colher no chá, segurando- a sem tocar nas laterais nem no fundo da xícara, observou e concluiu corretamente que

1. não houve alteração na indicação da balança, porque o peso da colher foi sustentado por sua mão.
  2. houve alteração na indicação da balança, equivalente ao peso da parte imersa da colher.
  3. houve alteração na indicação da balança, equivalente à massa da parte imersa da colher.
  4. houve alteração na indicação da balança, proporcional à densidade da colher.
  5. houve alteração na indicação da balança, proporcional ao volume da parte imersa da colher.

4- (UNIFESP/2003) – Sobrefusão é o fenômeno em que um líquido permanece nesse estado a uma temperatura inferior à de solidificação, para a correspondente pressão. Esse fenômeno pode ocorrer quando um líquido cede calor lentamente, sem que sofra agitação. Agitado, parte do líquido solidifica, liberando calor para o restante, até que o equilíbrio térmico seja atingido à temperatura de solidificação para a respectiva pressão. Considere uma massa de 100 g de água em sobrefusão a temperatura de -10°C e pressão de 1 atm, o calor específico da água de 1 cal/g°C e o calor latente de solidificação da água de -80 cal/g. A massa de água que sofrerá solidificação se o líquido for agitado será

1. 8,7 g
  2. 10,0 g
  3. 12,5 g
  4. 50,0 g
  5. 60,3 g

5- (UNIFESP/2003) – Cientistas descobriram que a exposição das células humanas endoteliais à radiação dos telefones celulares pode afetar a rede de proteção do cérebro. As microondas emitidas pelos celulares deflagram mudanças na estrutura da proteína dessas células, permitindo a entrada de toxinas no cérebro. (Folha de S.Paulo, 25.07.2002)

As microondas geradas pelos telefones celulares são ondas de mesma natureza que

1. o som, mas de menor freqüência.
  2. a luz, mas de menor freqüência.
  3. o som, e de mesma freqüência.
  4. a luz, mas de maior freqüência.
  5. o som, mas de maior freqüência.