Siga-nos!

Simulados Online

Simulado Online de História – Vestibular PUC-SP 2005 – 48 

Prove que você é bom em história com essas cinco questões do vestibular 2005 da PUC-SP! 

Publicado

em

Este simulado possui 5 questões, no formato de múltipla-escolha, retiradas do vestibular PUCSP 2005.

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda às questões 1 e 2.

As Olimpíadas modernas, apesar de serem vistas como momento de confraternização entre povos, foram palco, muitas vezes, de misturas entre esportes e política, transformando-se em demonstração de força ou de superioridade de um país ou de um regime político sobre os demais.

1- (PUC-SP/2005) Na Olimpíada de Berlim, em 1936, um atleta negro norte-americano chamado Jesse Owens conseguiu quatro medalhas de ouro, tornou-se o grande vitorioso dos Jogos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante, Adolf Hitler, pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque

  1. a Alemanha estava em guerra com os Estados Unidos e não queria que um norte-americano triunfasse em seu território.
  2. as concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.
  3. a cidade de Berlim estava cercada por tropas aliadas e os alemães não puderam, em virtude disso, participar dos Jogos.
  4. as propostas políticas do nazismo evitavam misturar esportes e política e Owens, ao receber a medalha, fez um discurso político.
  5. a Alemanha pretendia demonstrar seu poder por meio de vitórias nos Jogos e, assim, compensar as derrotas na Guerra Mundial.

2- (PUC-SP/2005) Lutas e guerras reais estiveram presentes em todos os tempos da História. Lutas e guerras também sempre mexeram com a imaginação dos povos, que as traduziram em mitos e jogos, como por exemplo

  1. os relatos de Homero e a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra
  2. a história da Guerra de Tróia e da Guerra do Peloponeso
  3. os carnavais na Idade Média e as festas nas Cortes européias medievais
  4. a longa espera de Penélope por Ulisses e os rituais de suserania e vassalagem.
  5. os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga e os torneios de cavaleiros na Idade Média

3- (PUC-SP/2005) Na Olimpíada de Munique, em 1972, um grupo terrorista árabe invadiu a Vila Olímpica e assassinou atletas de Israel. A ousadia, a surpresa e a extrema violência do ato surpreenderam a todos. O ataque ocorreu

  1. após a Guerra dos Seis Dias, vencida por Israel em 1967, que provocou o encerramento dos conflitos militares no Oriente Médio, a definitiva partilha territorial da região e o surgimento de grupos terroristas insatisfeitos com a supremacia israelense.
  2. durante a negociação do acordo de paz de Camp David, mediado pelos Estados Unidos e assinado pelo Egito e por Israel em 1978, que abriu um inesperado e duradouro período de amizade entre árabes e israelenses e levou à desmobilização dos grupos terroristas
  3. dentro do longo conflito árabe-israelense, que contou com iniciativas militares oficiais de ambas as partes, como o ataque do Yom Kippur, realizado pelo Egito e pela Síria em 1973, ou a ação israelense no aeroporto de Entebe, em 1976, em Uganda.
  4. por meio da colaboração entre diversos grupos de terroristas islâmicos, insatisfeitos com a criação do Estado de Israel em 1948 e com o apoio que este recebia da União Soviética e dos Estados Unidos e que prejudicava as exportações dos países árabes.
  5. devido à intencional ineficácia da segurança da Vila Olímpica que, em razão da antiga rivalidade entre alemães e judeus, não ofereceu proteção suficiente aos atletas israelenses, nem respeitou os acordos internacionais de respeito aos direitos humanos.

4- (PUC-SP/2005) Entre 1864 e 1870, a Guerra do Paraguai opôs o Paraguai à Tríplice Aliança, composta por Argentina, Brasil e Uruguai. Sobre essa Guerra, é possível afirmar corretamente que

  1. se relaciona ao processo de construção dos Estados Nacionais na região do Prata e à disputa pela hegemonia na região.
  2. demonstrou a fragilidade militar dos países envolvidos e permitiu a penetração armada e comercial norte-americana na região.
  3. resultou exclusivamente da ambição excessiva de Solano López, ditador do Paraguai, e de seus interesses expansionistas.
  4. consolidou a hegemonia espanhola na região e impediu a conclusão do processo de independência política do Paraguai.
  5. levou ao rompimento das relações diplomáticas entre os quatro países e à busca, por eles, de parcerias mercantis com a Inglaterra.

5- (PUC-SP/2005) A idéia de democracia surgiu em Atenas, Grécia, no século V a.C.. Foi, séculos depois, retomada em documentos históricos, como a Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, escrita durante a Revolução Francesa (1789-1799). Hoje, a democracia existe em boa parte do mundo ocidental, inclusive no Brasil. Sobre a atual democracia brasileira, pode-se afirmar que é

  1. diferente da praticada em outros países ocidentais, porque os brasileiros são menos rebeldes e mais cordiais.
  2. semelhante à praticada na Grécia antiga, porque nem todos podem participar da escolha do Presidente da República.
  3. diferente da proposta na Independência dos EUA, porque a condição econômica da população brasileira é precária.
  4. semelhante à proposta na Revolução Francesa, porque considera a liberdade um direito fundamental de todos.
  5. diferente de todos os modelos democráticos já experimentados, porque o clima tropical facilita as relações pessoais.

Destaque

Simulado Online – 1ª Fase Vestibular Fuvest 2020

O exame da primeira fase, que contém questões objetivas foi aplicado no dia 24/11.

Publicado

em

por

Resolva o Simulado Online com 5 questões do Vestibular FUVEST 2020.

O exame da primeira fase, que contém questões objetivas foi aplicado no dia 24 de novembro de 2019, em 35 cidades do Estado de SP.

Para visualizar a prova completa, acesse o link.

Simulado Online – 1ª Fase Vestibular Fuvest 2020

Results

Share your score!
Tweet your score!

#1. A dona de uma lanchonete observou que, vendendo um combo a R$ 10,00, 200 deles são vendidos por dia, e que, para cada redução de R$ 1,00 nesse preço, ela vende 100 combos a mais. Nessas condições, qual é a máxima arrecadação diária que ela espera obter com a venda desse combo?

#2. Analise os esquemas simplificados das células 1 e 2. Células como as representadas em 1 e 2 podem ser encontradas, respectivamente, no

#3. Um estímulo nervoso em um dos dedos do pé de um indivíduo demora cerca de 30 ms para chegar ao cérebro. Nos membros inferiores, o pulso elétrico, que conduz a informação do estímulo, é transmitido pelo nervo ciático, chegando à base do tronco em 20 ms. Da base do tronco ao cérebro, o pulso é conduzido na medula espinhal. Considerando que a altura média do brasileiro é de 1,70 m e supondo uma razão média de 0,6 entre o comprimento dos membrosinferiores e a altura de uma pessoa, pode‐se concluir que as velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente:

#4. O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas. BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/. Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)‐se

#5. Pesquisadores do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, encontraram o crânio e uma parte do fêmur de Luzia, o esqueleto humano mais antigo descoberto na América que revolucionou as teorias científicas sobre a ocupação do continente. Os fósseis foram achados há alguns dias (não foi divulgado quando) junto aos escombros do edifício, parcialmente destruído por um incêndio em 2 de setembro. O crânio está fragmentado, porque a cola que mantinha os seus pedaços juntos se foi com o calor, mas a equipe está bastante otimista com suas condições. Júlia Barbon, Folha de São Paulo, Outubro/2018. Adaptado. O esqueleto de Luzia,

Finalizar

Continue lendo

Destaque

Simuladão Enem 1 – Prova Linguagens e Códigos

Resolva 10 questões retiradas da Prova Linguagens e Códigos do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Publicado

em

por

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, 3, os candidatos fazem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para ajudar na preparação dos candidatos, vamos publicar nos próximos dias alguns simulados especiais do Enem.

Simuladão Enem 1 – Prova Linguagens e Códigos

Resolva 10 questões retiradas da Prova Linguagens e Códigos do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Results

Share your score!
Tweet your score!

#1. Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?

#2. Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é?

#3. A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a

#4. Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de

#5. Um leitor interessado nas decisões governamentais escreve uma carta para o jornal que publicou o edital, concordando com a resolução sintetizada no Edital da Secretaria de Cultura. Uma frase adequada para expressar sua concordância é:

#6. Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)

#7. Na piada, a quebra de expectativa contribui para produzir o efeito de humor. Esse efeito ocorre porque um dos personagens

#8. A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico. O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego

#9. As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à

#10. Trabalhando com recursos formais inspirados no Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se caracteriza pela

Finalizar

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Simulado Online – Questões Vestibular Fatec 2019/2

Separamos cinco questões do vestibular das Fatecs realizado no meio do ano

Publicado

em

por

Simulados Online de Vestibulares

As inscrições para o Vestibular da Fatecs para ingresso em 2020 estão abertas. Você sabe como é a prova?

Separamos 5 questões do vestibular realizado no meio do ano para você testar seus conhecimentos.

Simulado Online – Questões Vestibular Fatec 2019/2

#1. Em Lógica Clássica, uma determinada frase é uma proposição quando é uma oração declarativa que pode ser classificada como ou verdadeira ou falsa, mas não as duas. Neste sentido, as proposições transmitem pensamentos ao afirmarem fatos ou revelarem juízos que se formam a respeito de determinados acontecimentos, pessoas e objetos. Dentre as frases apresentadas, assinale aquela que pode ser classificada como uma proposição lógica.

#2. A Constituição Federal de 1988 revogou a de 1967 que, ao lado dos Atos Institucionais, serviu de base legal para as ações do regime militar. O primeiro Ato, assinado dias após o início do regime, em 1964

#3. O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas. Por essa razão, esse “leite” pode ser utilizado para

#4. A linha 1 (Azul) do metrô de São Paulo foi inaugurada em setembro de 1974 e opera hoje com uma extensão aproximada de 21000 metros distribuídos por 23 estações, da estação Jabaquara à estação Tucuruvi. O tempo médio, para percorrer o trajeto entre as duas estações terminais citadas, é de, aproximadamente, 45 minutos. Se um passageiro entra no vagão de um trem (metrô) na estação Jabaquara e desce apenas na estação Tucuruvi, podemos afirmar corretamente que a sua velocidade escalar média, em km/h, é, mais próxima de

#5. Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

Finalizar

Clique aqui para fazer outros simulados online

Continue lendo