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Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular de Verão 2022: com reconhecimento da Santa Sé e corpo docente qualificado, curso de Teologia da PUC-SP reflete a fé cristã na atualidade

O curso de Teologia da PUC-SP é fundamentado em três elementos essenciais do catolicismo: as Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério da Igreja.

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4ª chamada - Vestibular PUC-SP 2021 - Prova 6/12

Um dos poucos do Brasil a ter o reconhecimento da Santa Sé e com o diferencial de oferecer títulos canônicos, o curso de Teologia da PUC-SP é fundamentado em três elementos essenciais do catolicismo: as Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério da Igreja.

Com quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão, propõe aos estudantes uma reflexão sobre a fé cristã no contexto social e eclesial contemporâneo.

“O curso de Teologia da PUC-SP além de oferecer um título universitário com duplo reconhecimento, o civil, do Ministério da Educação, e o eclesiático, por intermédio da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, habilita o estudante para continuar no aprofundamento da ciência teológica, por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado. Buscamos alimentar e estimular em nosso corpo discente o compromisso de serviço nas causas do Reino de Deus, como a promoção da vida e da dignidade humana, o cuidado com a Casa Comum, a promoção da justiça e da paz, a centralidade dos pobres, uma Igreja em saída, solidária, missionária e misericordiosa”, afirma o diretor da Faculdade de Teologia, padre Boris Nef Ulloa.

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Com corpo docente altamente qualificado e formado, em sua maioria, por professores que possuem doutorado em Teologia e/ou Filosofia, forma profissionais capazes de compreender seu lugar na Igreja e na sociedade, dialogar com as demais ciências, como Filosofia, Sociologia, Ecologia, Economia, Política, História e Antropologia, e exercer uma autêntica liderança cristã. Estimula também a reflexão para os diálogos inter-religioso e ecumênico.

Atuação profissional

“Com um título de teólogo(a), o profissional pode atuar em diversos campos de trabalho, sempre na promoção dos valores fundamentais, a serviço de uma sociedade mais humana e mais fraterna. Temos promovido a inserção dos alunos na perspectiva de grandes projetos lançados pelo Papa Francisco, entre os quais a “Ecologia Integral e o Cuidado com a Casa Comum”, a “Economia de Francisco” e a busca de novos caminhos para a Economia na perspectiva da inclusão social e o “Pacto Educativo Global” para relançar projetos e processos educativos que promovam a fraternidade humana e amizade social. O bacharel em Teologia pode atuar nos diversos campos de pastoral, evangelização e missão; no campo educativo, como professor universitário e de Ensino Religioso e áreas afins na formação religiosa de jovens, adolescentes e crianças; pode prestar concursos públicos que exijam um grau universitário completo, além de trabalhar em empresas que desenvolvam projetos sociais, de promoção humana e ambientais”, destaca padre Boris Nef Ulloa.

Estágio

No curso, são exigidas 200 horas de estágio pastoral, que os alunos devem realizar na ação concreta de evangelização, missão e promoção da vida em paróquias, comunidades, entidades, instituições, entre outros locais em que o trabalho pastoral se faz presente.

Incentivo à pesquisa

A Faculdade de Teologia possui diversos grupos de pesquisa abertos aos estudantes de graduação. A partir do segundo ano, os graduandos podem elaborar projetos de iniciação científica, sendo acompanhados por um docente e, ainda, participar do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PUC-SP.

Alunos e ex-alunos falam sobre o curso

Padre Felipe Sardinha Bueno – formou-se em 2014

“Estudar Teologia na PUC-SP foi uma grande oportunidade acadêmica de aprofundamento de importantes temas relacionados à fé cristã em perspectiva amplamente integradora com outros estudos das humanidades. Me possibilitou adentrar em elementos fundamentais da minha identidade, enquanto inserido na dimensão do sagrado e aberto ao projeto divino do Reino de solidariedade e de fraternidade. Ótimos professores, bibliotecas com ricos acervos, além da diversidade dos estudantes participantes foram importantes qualidades deste feliz tempo de bacharelado.

Entrei na Universidade durante o período de seminarista e aproveitei ao máximo esta oportunidade de aprofundamento acadêmico, espiritual e existencial. Além das disciplinas cursadas com intensa participação, fui monitor da disciplina de Teologia da Revelação e da Revista Eletrônica Espaço Teológico (REVELETEO), enquanto revisor em Língua Portuguesa e Metodologia, acompanhado pelo professor padre Pedro K. Iwashita, e integrei o projeto de investigação em Sagrada Escritura, mantido pelo professor padre Boris Agustín Nef Ulloa, como pesquisador em Iniciação Científica. Criei boas amizades e elaborei processos importantes de amadurecimento na fé e na minha identidade humano-relacional.

Hoje sou presbítero católico, professor universitário, assessor de grupos pastorais e pároco. Creio que minha formação na PUC-SP me auxiliou na observação mais atenta da realidade, iluminada por critérios provenientes da fé e do discernimento teológico consequente. Os estudos da Teologia me garantiram instrumentos para um trabalho apostólico mais eficaz, organizado, refletido e aberto à escuta dos sinais dos tempos que se manifestam quotidianamente nos ambientes, nos quais estamos inseridos”.

Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes – aluna do mestrado em Teologia, formou-se na graduação em 2020

“O curso de Teologia da PUC-SP corresponde a uma oportunidade única de lançar-se para “águas mais profundas”, isto é, de descer às entranhas da experiência de fé cristã e, ali, verificar a veracidade do que se crê. Isso porque o curso não expõe apenas conteúdos teóricos, mas “chama em causa” cada aluno e aluna que deseja realmente trilhar este caminho de aprendizagem, a fim de que possa ser capacitado no exercício de uma análise crítica da realidade, sabendo, ao mesmo tempo, valorizar aquilo que há de bom e denunciar profeticamente aquilo que desumaniza, por meio de uma prática coerente. Particularmente, o curso ainda favoreceu experiências riquíssimas de contato com alunos provenientes de outros países e professores abertos ao diálogo e incentivadores, de modo que grandes amizades foram construídas, decorrendo disso um amadurecimento pessoal enorme e fecundo. Uma das principais razões de escolher a PUC-SP foi a boa fama que a instituição tem em meio a outras tantas universidades, o que faz com que muitas pessoas a indiquem. É uma das poucas universidades a oferecer uma formação aberta ao diálogo com as outras áreas do saber e que se preocupa com as questões de nosso tempo, sobretudo políticas e sociais, as quais dizem respeito diretamente à reflexão teológica, pois cabe a essa um papel e local de fala que lhe são próprios e insubstituíveis. Justamente, por isso, a experiência de estudar na PUC-SP é desafiadora, porém, gratificante. Ao passo que descemos às profundezas do drama humano, compreendemos que nosso papel de teólogos é demasiado importante e devemos realizá-lo, não como pessoas que “olham da sacada”, mas como pessoas imersas e atuantes nas bases e nas periferias históricas.

Atualmente, ministro um curso de extensão sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia na PUC-SP, além de dar aulas de Teologia Bíblica para um grupo de jovens garotas de uma congregação religiosa. Isso tudo com base não só nos conteúdos obtidos ao longo desses cinco anos de estudo, mas, sobretudo, com as ferramentas de trabalho e com a experiência obtida extraclasse, em atividades que os professores indicavam, a fim de que cada aluno(a) reconhecesse sua área de maior apreço e, assim, em cada aula ou palestra, falasse bem, com confiança e sabedoria daquilo que realmente foi capaz de dar sentido à nossa vida”.

Marina de Sousa – formou-se em 2015

“Excelente o curso, corpo docente de alto nível, que nos proporciona a caminhar na busca de uma prática no diálogo entre fé e razão. O curso permite termos um pensamento crítico de forma humanista, dando aos alunos uma consistente instrução teológica, estabelecendo o processo de busca sistêmica (racional) da inteligência da fé. A graduação na PUC-SP é voltada para as vertentes da religião cristã católica, em que o catolicismo numa perspectiva humanitária e integral visa uma sociedade sustentável à luz da fé cristã. A PUC-SP é uma Universidade de renome e, sendo uma pontifícia católica, já seria motivo para minha escolha. O corpo docente de excelência, as experiências compartilhadas com ex-alunos, a grade curricular torna a PUC-SP, na minha opinião, uma das melhores, se não a melhor. O ambiente acadêmico, por si só, nos torna privilegiados. A troca de experiência com alunos das diversas denominações religiosas, de outras culturas, de vários segmentos, me ajudaram a crescer na fé e a ter uma visão ampla e rica. Minha experiência foi tão gratificante, que estou pensando em seguir para o mestrado.

Sou assistente social, trabalho em um hospital especializado em Oncologia. Minha formação em Teologia me deu condições de ter uma visão mais ampla com relação às diversas práticas religiosas, ou ainda, sobre aqueles que não tem crença alguma. Trabalhando com pacientes, muitos em estágio final de vida, com o medo da morte, da doença, e a angústia da família, muitas vezes o questionamento “por que comigo?”, é necessário que além da preparação que já temos para lidar com essas situações, que são inerentes à profissão, precisamos também saber acolher, e foi neste sentido que minha formação em Teologia me preparou, podendo com respeito e ética, abordar a questão da importância de uma espiritualidade. Isso, inclusive, me deu o privilégio de ser convidada para escrever um capítulo no livro “Espiritualidade e Oncologia”, com um grupo de espiritualidade multidisciplinar do hospital. Com relação ao trabalho em minha comunidade, vale ressaltar que com o conhecimento mais amplo, trazendo, por exemplo, para o contexto atual a interpretação dos textos sagrados, posso ajudar na emancipação das pessoas, para que deixem de ter uma interpretação alienante, para uma visão crítica. Assim, a comunidade poderá ter uma participação ativa nas questões socioeconômicas e políticas dentro dos preceitos do Evangelho. Sem dúvida, o curso de Teologia me preparou para uma atuação que vai muito além das instituições religiosas. O curso na PUC-SP contribuiu muito para esse aprendizado de forma imparcial, pois as aulas sempre foram ministradas com respeito e ética às diversidades”.

Jorge Luis Gomes Bonfim – aluno do oitavo semestre

“Os desafios do ambiente universitário são sempre constantes, mas o que torna a aprendizagem da Teologia especial na PUC-SP, é poder enriquecer minha humanidade enquanto estudo as diferentes disciplinas. A PUC-SP foi indicada pela instituição a qual pertenço, justamente por se tratar de uma Universidade que congrega a tradição e o contemporâneo, o que torna minha formação mais sólida e preparada para o diálogo com o diferente. Desempenho minha vocação no ambiente eclesial. Ao longo do curso, essa experiência pastoral foi sendo enriquecida. Para os desafios de hoje, Igreja e sociedade devem estar em constante diálogo. Uma Igreja perita em humanidade é também fruto de um ambiente acadêmico humanizado”.

Irmã Carolina Mureb Santos – formou-se em 2018

“O curso é ótimo, com professores qualificados que demonstram acompanhar a vida da Igreja em São Paulo e no mundo, alinhados com o Magistério da Igreja, especialmente, com o Papa Francisco. Durante o período que estudei (2015-2018), foi perceptível o esforço para retomar as atividades do Centro Acadêmico como espaço de protagonismo dos estudantes. Além disso, os professores incentivam a pesquisa e continuação dos estudos. Visitei outras duas faculdades de Teologia e escolhi a PUC-SP, porque o programa oferecido me pareceu mais consistente e organizado. Eu buscava bons fundamentos teológicos, pois com isso sabia que teria formação sólida e crítica para analisar os cenários eclesiais e a interlocução entre Igreja e Sociedade. Minha experiência foi muito positiva; não existe universidade perfeita e aluno é aluno em qualquer lugar, mas eu fui muito feliz na convivência com os professores e colegas.

Atualmente, eu atuo no Colégio Vicentino Virgem Poderosa e na formação cristã e vicentina de diversos grupos de leigos e consagrados. A Faculdade de Teologia da PUC-SP me ajudou a aprofundar minha compreensão da fé cristã; a desenvolver um conhecimento teológico com bases mais consistentes que foi essencial para prestar um serviço melhor à Igreja e enriqueceu a minha vida cristã como discípula de Jesus. Eu super recomendo!”.

Augusto Luis Pinheiro Martins – formou-se em 2017

“O curso de Teologia da PUC-SP foi uma verdadeira escola de humanização, digo isso desde o relacionamento com os colegas de turma, passando pelo primoroso trabalho dos docentes, até os demais colaboradores de toda a comunidade puquiana. De maneira específica, o curso respondeu às minhas angústias pessoais: a necessidade de servir mais e melhor a Igreja diante da sociedade atual. Porém, tais respostas não foram fórmulas mágicas, e sim ferramentas de análise crítica diante dos conteúdos da fé cristã e um impulso para tomada de consciência de um agir transformador pautado pelos princípios do Reino de Deus: solidariedade, partilha, comunhão, diálogo, inclusão, discernimento e misericórdia.

A escolha da Universidade se deu pela qualidade comprovada e reconhecida. De fato, o processo educacional que tive na PUC-SP foi importantíssimo para minha formação humana. Durante os quatro anos que estive nas salas e corredores, em especial, no campus Ipiranga, pude perceber e testemunhar a dedicação de todos os agentes educacionais para fornecer a melhor experiência possível. O diálogo conosco, a escuta de nossas reivindicações de melhorias, e o comprometimento em oferecer conteúdos e experiências com excelência foi uma marca da PUC-SP em minha formação. Sou consultor de vendas, músico profissional em casamentos e educador financeiro. Minha formação de bacharel em Teologia me possibilita olhar a realidade de maneira crítica e agir de forma misericordiosa, isto é, resgatando a dignidade humana em todas as situações do meu cotidiano.Digo isso, porque enquanto consultor de vendas diariamente me relaciono com pessoas diferentes, e na lida comercial, muitas vezes o valor da pessoa é relativizado em detrimento do lucro. Desta temática também, provém uma outra contribuição que o curso de Teologia me possibilitou: elaborar de maneira eficaz uma ação pastoral para responder às angústias e apelos hodiernos. Me refiro ao EFV (Educação Financeira para Vida) uma Pastoral Social com função transversal para atuar nas comunidades de fé e na sociedade civil. Neste projeto que desenvolvi com minha esposa Ana Carolina (formada em Economia) oferecemos um processo de formação integral que trata questões financeiras pelo olhar da Espiritualidade e da Economia. O EFV é fruto da Economia de Francisco (The Economy of Francesco) um convite que o Papa Francisco fez no ano de 2019 aos jovens do mundo inteiro para juntos se unirem para refletir a Economia atual, a partir de um pacto comum e retomando a Vocação de Assis (em referência a Francisco de Assis, homem que viveu a Ecologia Integral).

Sendo assim, fazemos parte de uma grande comunidade que atua cada um a partir do chão que pisa, para transformar sua realidade local colocando as finanças a serviço da Vida. A Teologia me possibilita oferecer uma reflexão acerca da Economia pautada nos princípios do Pensamento Social Cristão, no Magistério da Igreja, recorrendo às experiências dos cristãos dos primeiros séculos e principalmente bebendo da fonte das Sagradas Escrituras de maneira crítica e técnica a fim de alargar minha percepção diante das desigualdades sociais, da concentração de renda, e de todos os limites perversos de uma Economia que mata e exclui, principalmente os mais vulneráveis. A Teologia me proporcionou, também, uma leitura da realidade mais sensível, preocupada principalmente com o sofrimento dos pobres. E, sobretudo, me ajudou a agir com intuito de levar esperança aos que mais necessitam. Com o EFV fazemos isso através dos podcasts semanais, programas de rádio gravados que tem objetivo de colaborar com as famílias e comunidades no trato com as finanças”.

Clique aqui para conhecer a grade curricular, valor da mensalidade e corpo docente do curso de Teologia da PUC-SP.

Destaque

Arquitetura e Urbanismo um curso de graduação que combina criatividade, inovação e responsabilidade ambiental

Criatividade, Sustentabilidade e Tecnologia: seja um arquiteto e urbanista inovador que soluciona os desafios da atualidade!

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A Arquitetura e o Urbanismo no Brasil têm uma história rica e variada, que vai desde a época da colonização portuguesa até os dias de hoje. Cada fase trouxe influências diferentes, criando um cenário cheio de arte e inovação.

Os desafios da Arquitetura e Urbanismo no país são muitos e complexos, exigindo soluções inovadoras e uma abordagem integrada. É fundamental que governo, sociedade e profissionais da área estejam à frente e trabalhem juntos para construir cidades mais justas, sustentáveis e inclusivas. A busca por soluções que melhorem a qualidade de vida urbana, preservem o meio ambiente e respeitem o patrimônio cultural é crucial para o futuro das cidades brasileiras.

Desafios da Atualidade

O Urbanismo no Brasil enfrenta vários desafios, como o rápido crescimento das cidades, a desigualdade social e a necessidade de infraestrutura adequada. Grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, lidam com questões complexas, como transporte, habitação e a integração de comunidades.
Legislações como o Estatuto da Cidade, de 2001, buscam promover um desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável, pensando no equilíbrio ambiental, no bem coletivo, na segurança e no bem-estar de todos.

Crescimento Urbano Desordenado

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O crescimento rápido e muitas vezes desordenado das cidades brasileiras é um dos maiores desafios. A urbanização acelerada, especialmente nas últimas décadas, resultou em áreas periféricas mal planejadas, com infraestrutura inadequada e falta de serviços básicos. Isso leva a problemas como engarrafamentos, falta de saneamento e dificuldade de acesso a serviços de saúde e educação.

Desigualdade Social

A desigualdade social é um problema persistente no Brasil e se reflete na forma como as cidades são estruturadas. Áreas ricas e bem planejadas convivem ao lado de comunidades e bairros carentes, onde a falta de infraestrutura é evidente. Essa segregação espacial gera exclusão social e dificulta a integração e o desenvolvimento urbano sustentável.

Mobilidade Urbana

O transporte público muitas vezes não é eficiente ou abrangente o suficiente para atender às necessidades da população. Isso resulta em um uso excessivo de veículos particulares, contribuindo para congestionamentos, poluição do ar e aumento dos tempos de deslocamento. Melhorar a mobilidade e o transporte público e promover modos de deslocamento sustentáveis, como ciclismo e caminhadas, são metas importantes.

Sustentabilidade Ambiental

As cidades brasileiras precisam se adaptar às mudanças climáticas, melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Projetos de construção sustentável e urbanismo verde, que incluem áreas verdes, telhados verdes, jardins de chuva e o uso de materiais ecológicos, estão ganhando destaque, mas ainda há muito a ser feito.

Patrimônio Histórico

Muitas cidades brasileiras possuem um rico acervo de edifícios históricos que precisam ser preservados e integrados ao desenvolvimento urbano moderno. A falta de recursos e a pressão por novos empreendimentos podem levar à deterioração ou destruição de patrimônios culturais importantes.

Infraestrutura e Serviços Básicos

A infraestrutura deficiente e a falta de serviços básicos em muitas áreas urbanas e rurais são problemas graves. Isso inclui a necessidade de melhorias em saneamento básico, abastecimento de água, energia elétrica e serviços de saúde. A falta desses serviços essenciais impacta negativamente a qualidade de vida e a saúde da população.

Planejamento Urbano Integrado

Cidades crescem sem um planejamento adequado, resultando em uso ineficiente do solo e problemas de conectividade. Planos diretores e políticas urbanas que considerem a participação da comunidade e a integração de diferentes setores são essenciais para um desenvolvimento urbano sustentável.

E aí, está preparado(a) para solucionar problemas tão complexos?

A visão da Mauá na construção e a integração de edificações ao contexto urbano vem da base sólida da Engenharia Civil e da base criativa e artística do Design. Isso significa que, ao criar projetos inovadores, você se apoiará na compreensão aprofundada das estruturas, materiais e soluções que garantem qualidade dos ambientes que cria, considerando também a harmonia, estética e bem-estar com o entorno urbano.

Seja parte da transformação em direção a um mundo construído de maneira melhor e mais criativa. Seu futuro começa aqui, onde a Arquitetura encontra a Tecnologia e a Inovação! maua.br/vestibular

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Destaque

Vestibular Medicina FAMINAS 2024: última semana de inscrições pela prova presencial

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

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Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

As inscrições para o Vestibular de Medicina da FAMINAS ainda estão abertas! Mas atenção: esta é a última semana para garantir sua candidatura POR AQUI!

O término das inscrições acontecerá no dia 31 de maio, e o exame será aplicado no dia 8 de junho, com opção de realização nas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Governador Valadares, Campos dos Goytacazes, Montes Claros, Vitória e Goiânia.

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O processo é unificado: a inscrição pode valer tanto para a unidade da FAMINAS em Belo Horizonte quanto para Muriaé (com o valor de R$450,00), ou para somente uma das unidades a critério do vestibulando (valor R$350,00).

Dê um passo no caminho para realizar o seu sonho! Faça sua inscrição no Vestibular de Medicina da FAMINAS por AQUI!

Ainda tem alguma dúvida sobre o processo ou sobre a FAMINAS? Converse com nosso time pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br.

Medicina FAMINAS: um mundo de possibilidades

Na sua trajetória durante o curso, você irá:

• Imergir completamente na área médica, com laboratórios tecnológicos e inovadores.
• Aprender da teoria à prática.
• Participar de projetos de extensão e iniciação científica.
• Desenvolver atividades junto à comunidade.
• Ter contato com professores especialistas nas áreas.
• Adquirir vivência na área através de estágios em hospitais e clínicas.
• Ganhar a oportunidade de fazer intercâmbios nacionais e internacionais.
• Ser o agente transformador que a sociedade precisa.

 

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Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UEL 2025 que ofertará 2.544 vagas. Confira as normas!

Para a edição deste ano, o preço público fixado para a inscrições no Vestibular UEL foi de R$ 181,00.

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Vestibular UEL 2022 é aprovado para 6 de março em fase única

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL tornou públicas, na tarde desta sexta-feira (24), definições importantes relacionadas ao Vestibular UEL 2025 envolvendo as normas do processo seletivo, o número de vagas ofertadas e o preço público da inscrição.

Conforme a Resolução Cepe nº 026/2024, aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na última quinta (23), serão ofertadas 2.544 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. Constam ainda no documento as diversas regras para o processo seletivo, como o número de vagas para cada curso e as três disciplinas cobradas na Prova de Conhecimentos Específicos, sendo a de Sociologia obrigatória para todos os cursos, incluindo o novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA). O Manual do Candidato 2024, que contém o conteúdo programático do concurso, será divulgado até o dia 1º de julho, segundo a Cops.

Já nesta quarta (22), o Conselho de Administração (CA) da UEL definiu o preço público da inscrição do Vestibular UEL 2025. Para a edição deste ano, o preço público fixado foi de R$ 181,00. A Resolução CA nº022/2024 foi publicada no site da Cops.

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Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia, o reajuste foi necessário em decorrência dos custos estimados para a realização do Vestibular. Nesse sentido, diz Sandra, o Conselho de Administração da UEL levou em consideração o índice inflacionário dos preços do último ano, acumulado em 3,14%, elevando o valor em cinco reais em comparação com a edição anterior, R$ 176,00. Entretanto, o valor ainda acompanha a média adotada por Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e de outros estados.

Outra novidade, conforme a resolução do Cepe, é que para os cursos com concorrência igual ou menor a um candidato por vaga a prova passa a ser classificatória, ou seja, desde que o candidato não tenha nota final zero, ele será classificado no Processo Seletivo Vestibular 2025.

Isenção

A Cops reforça que os candidatos interessados na isenção do pagamento têm até às 17h do dia 6 de junho para solicitarem o direito por meio do Número de Identificação Social (NIS), atribuído por meio do CadÚnico do Governo Federal. Neste caso, a isenção será integral, considerando o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conforme Decreto Federal nº 6.135/2007. O candidato deverá ser membro de família de baixa renda, nos termos do mesmo decreto.

Em seguida, entre os dias 18 de junho e 1º de julho, o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) irá realizar o processo de análise socioeconômica. Por meio desta modalidade, os candidatos podem obter desconto integral e parcial, de 30% e 50% do valor da inscrição.

As inscrições para o Vestibular UEL 2025 terão início no dia 18 de julho e somente serão efetivadas mediante o pagamento do preço público, o que também pode ser realizado via PIX.

Fonte: O Perobal UEL

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