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Vestibular de Verão 2022: carreira em ascensão, Psicologia da PUC-SP está entre os melhores cursos do país

O curso de Psicologia da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privada e em quinto lugar na classificação geral

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Vestibular de Verão 2022: carreira em ascensão, Psicologia da PUC-SP está entre os melhores cursos do país

Considerado o melhor do país entre as universidades privada e em quinto lugar na classificação geral, à frente até mesmo da USP (Ranking Universitário Folha/2019), o curso de Psicologia da PUC-SP oferece ao estudante uma formação equilibrada, que une teorias, técnicas, incentivo à pesquisa, prática profissional e debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão.

Com vasta área de atuação, em campos clínicos, educacionais, assistenciais, esportivos, jurídicos, empresariais, de saúde, de trânsito, de meio ambiente entre outros, trata-se de uma profissão em plena ascensão.

“Devido à pandemia da Covid-19, a Psicologia tem sido muito solicitada no campo da saúde mental, na área das avaliações, relações sociais, minorias e desigualdades. Houve uma procura maior pelo trabalho do psicólogo, vários grupos se organizaram para atendimento online, emergencial e gratuito.

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Além disso, posso afirmar que mesmo diante deste contexto difícil que atravessamos, não houve desistência por parte dos alunos e a procura pelo curso se manteve, o que confirma sua excelência”, afirma o coordenador de Psicologia, professor Claudinei Affonso.

A graduação, que conquistou cinco estrelas no Guia da Faculdade Estadão, conta com a Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, que oferece condições para estágios acadêmicos em atendimento à saúde mental da população, e com o Laboratório de Psicologia Experimental, utilizado para aulas práticas de Psicologia Comportamental, bem como para atividades de estudo e pesquisa voltadas ao desenvolvimento do conhecimento científico na área.

Os alunos também podem optar por estágios supervisionados em instituições e serviços diversos com os quais o curso mantém parceria, como hospitais, escolas e comunidades.

Ex-alunos de Psicologia em destaque na profissão

Marcio Gagliato – formou-se em 2007, é Consultor Global junto à Organização das Nações Unidas (ONU), especialista em ajuda humanitária internacional

“O curso de Psicologia ofereceu um ambiente acadêmico plural importante. Ali naveguei uma série de áreas de conhecimento, frequentemente dialogando com a realidade cotidiana dos desafios e contradições das desigualdades ao nosso redor. Motivei e fui motivado na universidade a construir essas pontes de diálogo, me recordo um dos projetos “solidariedade: desejo ou culpa?” que organizamos, nós estudantes, com apoio dos docentes. Sementes foram ali plantadas, lembro de questões desse projeto que desde então continuam comigo até hoje, e se atualizam no exercício da minha profissão.

Na minha carreira, devo muito a tantos, entre estes, certamente a PUC-SP. Tanto nas suas excelências quanto nas contradições. Entrei na PUC-SP como um certo “menino do interior” (sou natural de Marilia/SP) e saí para enfrentar um mundo complexo. Tenho um carinho genuíno por todos os anos que ali passei, principalmente pelo corpo docente que mesmo naquela tenra idade, estabeleci verdadeiras relações de amizade que perduram até hoje, seja no cotidiano, ou na lembrança. A PUC-SP me deu condições de crescer muito e vejo como privilégio ter tido a oportunidade de circular em tais corredores (a propósito, meus dois lugares preferidos: o Pátio da Cruz e a Capela da PUC-SP). Claro, dependia muito de nós – discentes – aproveitarmos o que ela oferecia também, e considero que aproveitei. Vale lembrar duas experiências específicas que foram oferecidas e que praticamente me lançaram para uma trajetória profissional sólida. Foi o projeto de cooperação da PUC-SP com Timor-Leste, em 2004, onde por lá fiquei por seis meses, e um outro que foi um salto mais ambicioso ainda, o de ter recebido, via PUC-SP, uma bolsa em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (NY), que fui selecionado após uma banca de seleção com Oscar Vilhena e Flávia Piovesan, nomes que dispensam apresentações.

Toda minha trajetória profissional, desde que me formei, tem sido atuando no campo de ajuda humanitária internacional, em uma área hoje descrita internacionalmente como Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) em emergências humanitárias.

Passei muitos anos vivendo e atuando nos contextos de crise em mais de 15 países ao redor do mundo, alguns deles praticamente inacessíveis hoje em dia por conta dos conflitos internos, como Líbia, Síria ou ainda a Faixa de Gaza. Trabalhei com organizações internacionais, como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, agências das Nações Unidas, com UNICEF e OIM, ou ainda a mais recente, na Organização Mundial da Saúde, em Genebra (no setor de Saúde Mental).

Hoje, atuo como Conselheiro Global na construção técnica de políticas e diretrizes internacionais sobre o setor SMAPS junto às Nações Unidas e acabo de receber um convite muito especial de me tornar agora, em 2021, um dos co-diretores do mais antigo curso global sobre esse setor (Mental Health in Complex Emergencies) na Universidade de Fordham, dos Estados Unidos, formando líderes internacionais para um mundo com desafios humanitários cada vez maiores e complexos”.

Gabriel Puopolo de Almeida – formou-se em 2004, é instrutor de Psicologia na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Academy

“Estudei Psicologia na PUC-SP entre os anos de 2000 e 2004. Muito mais do que o acesso às teorias, técnicas e instrumentos dessa área do conhecimento, encontrei ali um espaço que me ajudou a pensar como um psicólogo, me estimulando a expressar minhas opiniões de forma embasada, porém livre. A PUC-SP me ajudou a “conectar os pontos”, incentivando a unir o individual e o coletivo, o privado e o social. Me deu base para poder exercer a psicologia com autonomia, porém sem nunca perder o senso de responsabilidade, tanto para com a própria profissão como para com as comunidades com as quais vim a trabalhar. Mesmo depois de tantos anos, continuo notando a força do impacto dessa formação na minha atuação. Como clínico e como psicólogo do esporte, percebo o quanto a variedade de abordagens com as quais tive contato e a liberdade do pensar me auxilia a lidar com a diversidade da experiência humana, seja no consultório ou nos grupos com os quais trabalho.

Atualmente, sou instrutor de Psicologia na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Academy, psicólogo clínico (Psicanálise Reichiana), psicólogo do esporte (futebol), professor do Instituto Sedes Sapientiae e trainer do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo)”.

Ex-aluna fala sobre o curso e a experiência de intercâmbio na Finlândia

Maria Beatriz Baggio Zanetti Nucci de Oliveira – formou-se em 2020

“Fiz meu intercâmbio no segundo semestre de 2019 e me formei em Psicologia no final de 2020. Fiz um ano a mais de faculdade e valeu muito a pena para ter a experiência do intercâmbio em Oulu, na Finlândia. Não estudei matérias diretamente relacionadas a Psicologia, porém consegui expandir meus estudos em Cultura e Antropologia, áreas que tem muita intersecção com o curso. As aulas me trouxeram a oportunidade de refletir acerca das aplicações da minha área em um outro país e o quanto nossa atuação é plural. Me ajudou a entender na prática como os costumes, hábitos e clima atuam e afetam diferentemente a saúde mental das pessoas em outros lugares do mundo, depois de anos entrando em contato com todas as peculiaridades da atuação no Brasil. Só de entrar em contato com uma língua diferente, que tem 9 palavras diferentes para neve, por exemplo, já dá pra sentir na prática que a construção de repertórios é completamente distinta do Brasil. Além de ter me trazido uma perspectiva mais ampla sobre a aplicação da Psicologia, houve um crescimento pessoal único que levo não só para a minha vida, mas também para a minha atuação, pois foi com o intercâmbio que me apaixonei novamente pela Psicologia, e a PUC-SP foi importantíssima nesta experiência.

O curso de Psicoligia da PUC-SP é completo no que diz respeito a fazer os alunos entrarem em contato com as diferentes abordagens da área, proporcionando diversas experiências e conteúdo para que, independente da abordagem escolhida para atuação, o estudante se transforme em um excelente profissional. Junto com isso, a graduação oferece diversas aulas que ajudam e impulsionam a construção de um pensamento e atuação críticos, colocando os estudantes para entrarem em contato na prática com o que vemos em sala de aula. Não vou mentir que é um curso puxado, que exige bastante tempo disponível para estudos e estágios, exigindo que os estudantes tomem muito cuidado consigo mesmo, até mesmo por conta dos conteúdos que entramos em contato. Porém, ainda assim é um curso que incentiva os estudantes a serem profissionais éticos, críticos e plurais”.

O curso na visão de uma aluna

Isabella Cordelino – aluna do oitavo semestre

“Eu acho um curso com uma excelente matriz curricular e corpo docente, um dos poucos de Psicologia que estimula o pensamento crítico. A escolha pela PUC-SP se deu pela ênfase em psicanálise e justamente pelo grande estímulo ao pensamento crítico, tanto na Psicologia enquanto ciência, quanto em questões políticas e sociais que, claro, tangenciam a prática profissional, mas que atingem a sociedade como um todo.

Ainda não trabalho, mas além dos professores incentivarem a busca por estágios e trabalhos voluntários, também divulgam vagas e sempre dão dicas sobre a inserção do aluno no mercado de trabalho.

Ao longo da graduação temos disciplinas muito abrangentes, que acabam contribuindo com um panorama geral sobre a Psicologia, algo que não vemos em diversas outras faculdades”.

Clique aqui para conhecer a grade curricular, o corpo docente e o valor da mensalidade do curso de Psicologia da PUC-SP.

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Última semana de inscrições abertas para o Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

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O Vestibular de Medicina da Unifenas encerra inscrições no dia 20 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

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Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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Inscrições para o Enem 2024 começam no dia 27 de maio. Confira o edital!

O período de inscrições para o Enem 2024 será de 27 de maio a 7 de junho. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

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Enem 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 13 de maio, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com isso, já é possível conferir o cronograma e as regras desta edição.

Enem 2024

O período de inscrições será de 27 de maio a 7 de junho. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

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O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

O Inep divulgará, ainda nesta segunda-feira, os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. O Instituto publicou um edital específico para essas solicitações e para as justificativas de ausência.

A aprovação da isenção e da justificativa de ausência não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever para participar do exame.

Nome social – Não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.

Acessibilidade – O Cartão-Resposta e a folha de redação serão terão seus tamanhos aumentados, de forma automática, para todas as pessoas que solicitarem provas ampliadas ou super ampliadas – até a edição de 2023, era necessário fazer esta solicitação. A medida vem no sentido de proporcionar mais autonomia para que os participantes transcrevam as respostas e o texto para a folha definitiva.

Segurança – O Enem, assim como outros exames aplicados pelo Inep, terá uma série de novidades no que diz respeito à identificação dos participantes. O objetivo é ampliar a segurança nas aplicações. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista.

O Instituto aceitará, ainda, a documentação válida para estrangeiros, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovar a identidade do participante, não será mais permitido apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.), em caso de perda de documentos físicos. A medida também está relacionada à segurança do exame.

Reaplicação – As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos, nos dias 10 e 11 de dezembro – a divulgação antecipada das datas da reaplicação também é uma novidade do Enem 2024. Essa alternativa é disponibilizada, em casos específicos, às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

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5 vestibulares de Medicina de São Paulo com inscrições abertas

Separamos algumas instituições de São Paulo que estão com as inscrições abertas para o vestibular de medicina 2º semestre.

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vestibular de medicina são paulo

Vai prestar vestibular para o curso de medicina e quer ingressar no 2º semestre de 2024? Separamos abaixo algumas instituições de São Paulo que estão com as inscrições abertas:

  • São Camilo – inscrições até 16/5 ⭐⭐⭐⭐⭐
  • Anhembi Morumbi – inscrições até 20/5
  • Unicid – inscrições até 22/5
  • Unisa – inscrições até 26/5

Ao escolher uma faculdade de medicina no Brasil, há vários fatores importantes a serem considerados:

  1. Reputação da Instituição: A reputação da faculdade de medicina é crucial. Procure informações sobre o histórico da instituição, sua qualidade de ensino, infraestrutura e reconhecimento no mercado de trabalho.
  2. Acreditação e Reconhecimento: Verifique se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se seu curso de medicina é credenciado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
  3. Corpo Docente e Qualidade do Ensino: Analise a qualificação e experiência dos professores, a metodologia de ensino adotada e a qualidade dos recursos educacionais disponíveis.
  4. Estrutura Física e Tecnológica: Avalie as instalações físicas da faculdade, como laboratórios, bibliotecas, hospitais universitários e salas de aula, além do acesso a tecnologias modernas e equipamentos de última geração.
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